segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Um pouco sobre a tevê na Irlanda

A RTÉ (sigla para o gaélico Raidió Teilifís Éireann – Rádio e Televisão da Irlanda) é um serviço público de telecomunicações semelhante ao da britânica BBC. São mais de uma dezena de rádios e três canais de televisão: RTÉ1, RTÉ2 e o canal gaélico TG4. Os três juntos detêm cerca de 35% da audiência de televisão na Irlanda.

Individualmente, o canal RTÉ1 é o mais popular do país, com 22,1% da audiência, de acordo com dados de julho deste ano. Em seguida vêm os canais TV3 (12,2%), RTÉ2 (9,9%) e BBC1 Irlanda do Norte (5,7%).

Mais da metade da população assina redes a cabo ou por satélite. Grande parte das dezenas de canais disponíveis é produzida por pesos pesados britânicos. A Sky, por exemplo, conta com uma série de canais de filmes e esportes, enquanto a BBC tem quatro opções de entretenimento (BBC1, 2, 3 e 4), dois de notícias (BBC News e BBC World) e dois infantis (CBCC e CBeebies).

Essa grande oferta de canais britânicos vira até chacota. Uma vez um cliente do supermercado reclamou que o jornal que tinha comprado não trazia a programação de tevê local. "Aqui só tem Sky, MTV e fucking BBC6."

Contrariando a tendência, aqui em casa os canais mais assistidos talvez sejam a BBC4, por causa dos documentários (como o da última sexta-feira sobre Josephine Baker), o E4, por causa de Friends, e os canais de notícias da BBC. E entre os canais irlandeses, o TG4, o canal gaélico com legendas em inglês.

Nenhum comentário: