domingo, 11 de outubro de 2009

A manchete e os dois velhinhos

Na sexta-feira, o Fábio, brasileiro de Santos que vende o Evening Herald num cruzamento perto do meu trabalho, me deu um exemplar do jornal de graça. "Não tá vendendo hoje", reclamou ele. A manchete era uma história da Nova Zelândia sobre a agonia de uma mãe que teve a filha seqüestrada e foi à tevê apelar para que devolvam a criança.

E por que, alguém poderia perguntar, essa triste mas também longínqua história vira manchete no Herald? Porque o pai é um irlandês que deixou o país 18 anos atrás... Acho que nem os jornais regionais do Brasil fariam igual. Ou não?

Outra história no mesmo jornal – sobre um senhor de 81 anos que sofreu uma queda, teve fraturas múltiplas nas costelas e agonizou durante seis dias numa maca até ser propriamente atendido pela equipe do Beaumont Hospital (não muito longe aqui de casa) – me fez lembrar de uma freguesa do supermercado.

Aos 83 anos, ela mora sozinha e tem dezenas de gatos. Toda terça-feira, levo à casa dela cerca de 10 litros de leite e quase cem latas de comida de gato. Um problema na perna a faz caminhar com dificuldade, apoiada em duas bengalas, uma em cada mão. Se cair, não levanta sozinha.

No Natal de 2007, ela caiu e ficou no chão de casa, sem conseguir se mover, por quatro dias. Até que o vizinho voltou de viagem, viu garrafas de leite acumuladas na porta da frente e foi checar se estava tudo bem. "Fiquei dois meses internada até me recuperar", ela me contou, sorrindo.

Nenhum comentário: