quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O custo de se ter bebê

Estando a Karlinha grávida, meu interesse pela matéria de ontem do Irish Times sobre o custo de se ter bebê na Irlanda foi tão natural quanto irlandês botando vinagre na batata-frita. A matéria trouxe informações sobre os diferentes tipos de atendimento a gestante no país.

O exemplo mais caro é o do hospital particular Mount Carmel. Lá, o custo para parto normal, incluindo anestesia e três noites em quarto privado, chega a 6.000 euros (em torno de R$ 16.000). O valor cai para até 2.000 euros dependendo do seguro de saúde que a pessoa tiver.

Nós escolhemos, ao lado da maioria das gestantes do país, o mais barato: o sistema público de saúde irlandês – que já foi o pior da Europa, se recuperou e hoje é melhor do que as pessoas acham, segundo outra matéria do Irish Times, na semana passada. Abaixo, trecho da matéria de ontem, que fica mais ou menos assim em português:
Sendo paciente público, você não terá de pagar nada por seus exames pre-natais, parto e acomodação hospitalar. Entretanto, muitas mulheres que optam pelo serviço público procuram por ultrassom em clínica particular (150 euros, em média), em vez de esperar até 20 semanas pelo primeiro exame, como é o caso em muitos hospitais públicos.

Nenhum comentário: