quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A casa no campo e o contrabando de tecnologia ao Irã

De uma casa em Sligo, na zona rural da Irlanda, os irlandeses Thomas McGuinn, de 70 anos, e seu filho Sean, de 40, coordenaram uma rede internacional de contrabando que vendeu milhões de euros em engenharia militar para o Irã. Segundo matéria do Sunday Times, a empresa criada pelos McGuinn, a Mac Aviation, comprou motores de helicópteros da companhia britânica Rolls-Royce e os vendeu a Hossein Ali Khoshnevisrad, um empresário iraniano baseado em Teerã. Os McGuinn usavam nomes falsos para dar a impressão que a companhia tinha vários empregados. Abaixo, os dois primeiros parágrafos da matéria:
Algum tempo atrás a Rolls-Royce enviou um representante para visitar uma companhia de aviação em Sligo com a qual estivera fazendo negócios. Embora os escritórios da Mac Aviation estivessem localizados na rural Sligo, a Rolls-Royce acreditava que a empresa fosse uma operadora internacional com centenas de profissionais.

O que se conta é que o representante ficou sem palavras quando chegou ao QG da companhia. Com idílicas vistas para os campos de Sligo na parte da frente, e para a montanha Ben Bulben na parte de trás, a casa nos limites da vila de Drumcliffe era uma improvável base para uma companhia envolvida na venda de tecnologia militar ao Irã, desafiando sanções internacionais. (...)
Os McGuinn foram indiciados em março pelo governo dos Estados Unidos por violação de sanções comerciais e podem pegar 20 anos de prisão. Mas eles precisam primeiro ser extraditados, o que, diz a matéria, "não é certo que uma corte irlandesa concordaria".

Nenhum comentário: