segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Os muros de Belfast

Em nenhuma das vezes que estive em Belfast visitei uma de suas principais atrações turísticas: as Linhas da Paz, uma série de muros que separam comunidades unionistas (protestantes) e republicanas (católicos). Os primeiros muros foram construídos após o início dos sangrentos conflitos da década de 70. Eles existem em outras cidades da Irlanda do Norte, como Derry.

Mas é Belfast que concentra a maioria. Os muros da capital somam cinco quilômetros de extensão. A altura chega a sete metros e meio. A parte inferior é de tijolo, placas de concreto ou ferro. Uma tela de aço completa o design. Telas de aço também protegem os fundos de casas próximas. À noite, grandes portões controlados remotamente pela polícia são fechados e bloqueiam ruas entre comunidades vizinhas de unionistas e republicanos.

As informações são da wikipedia e de uma série de tevê sobre crime e violência na Irlanda e na Irlanda do Norte. As fotos são do www.boston.com/globe/nation/packages/good_friday/gallery3/01.htm, http://thevelvetrocket.com/2009/01/13/belfast-northern-ireland-bombs-and-bullets-tour e http://www.travelpod.com/travel-photo/wandergal/ireland2007/1188377940/belfast---the-wall.jpg/tpod.html


Nenhum comentário: