domingo, 4 de julho de 2010

DeLorean de Miranda não tem volta para o futuro

Tinha pensado em botar um dos artigos que li na imprensa irlandesa sobre a derrota da Seleção. Mas daí vi no Irish Times o texto que segue abaixo e mudei de ideia.
Um DeLorean cupê de 1981, vermelho, de propriedade de Miranda Guinness foi retirado de leilão ontem [sexta-feira] por não ter alcançado o preço mínimo em uma venda de carros clássicos no sul da Inglaterra. O modelo, cujo preço estipulado ficava entre 18,000 e 24,000 euros, esteve por longo tempo em exposição no Museu do Vapor em Straffan, no condado de Kildare [Irlanda], e no Museu Nacional do Transporte, em Howth, Dublin.

Criado por John DeLorean, um ex-executivo da General Motors, o projeto do carro esportivo DeLorean foi estabelecido perto de Belfast no fim dos anos 70 com suporte financeiro do governo britânico. O carro atraiu atenção pelo chassi de aço inoxidável e as linhas estilosas, notavelmente as portas de asa.

O primeiro protótipo apareceu em março de 1976 e a produção começou oficialmente em 1981, com os primeiros carros saindo da linha de montagem em Dunmurry no dia 21 de janeiro. O projeto rapidamente apresentou problemas financeiros e de controle de qualidade que nunca foram corrigidos. Em 1982, uma gravação foi divulgada na qual DeLorean aparece aceitando dinheiro para traficar cocaína. Ele foi mais tarde absolvido das acusações contra ele que pediam encarceramento.

Aproximadamente 9.000 modelos DMC-12 foram feitos antes da fabricação ser encerrada no fim de 1982. Estima-se que ainda existam, hoje, cerca de 6.500 carros da marca. O DeLorean tornou-se famoso novamente no meio dos anos 80 após seu papel de destaque na trilogia De Volta para o Futuro, de Robert Zemeckis, embora a fábrica já havia sido fechada quando o primeiro filme foi feito.

O carro em questão, uma versão do DMC-12 com direção no lado esquerdo, tem apenas 19.000 milhas rodadas e está bem preservado, de acordo com a casa de leilão Bonhams. Miranda Guinness, ex-mulher do conde de Iveagh, e companheira do falecido doutor Tony Ryan, foi a única dona do carro. No começo deste ano, um raro exemplar do DMC-12 alcançou 95.000 libras num leilão no Reino Unido e um protótipo original de 1976 do DMC-12 foi vendido por 110.000 dólares num leilão nos Estados Unidos.

Um comentário:

Mateus Boing disse...

Oi, Tarsila, claro que adiciono. Tenho mesmo que dar uma geral na lista de blogs.
Valeu!