quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Flamengo, Adriano e a repercussão do título na Irlanda

Perfeitamente normal que o interesse aqui na Irlanda pelo Campeonato Brasileiro seja quase nulo, mas achei estranho não ter encontrado sequer uma nota a respeito do título do Flamengo no Irish Times. Já o Irish Independent (os dois são os principais jornais do país) trouxe ontem uma matéria com foco na recuperação de Adriano. O título: Adriano canta a doce canção da redenção.

A matéria resume a atribulada carreira de Adriano, conta seus problemas com a bebida e até cita Garrincha ao dizer que não são raros no Brasil os casos de craques problemáticos. A impressão que se tem pelo texto é que Adriano ganhou o campeonato sozinho. Além de Adriano, há referências apenas aos técnicos Andrade, Cuca e José Mourinho.

Mas também, acho que seria difícil explicar que outro grande responsável pela conquista, provavelmente o craque do campeonato, é um jogador sérvio de 37 anos.

A parte final da matéria:
Ele terminou com 19 (gols), que o fizeram ser o artilheiro do campeonato e uma volta ao time nacional se seguiu. O Imperador está de volta ao trono. Com Adriano haverá provavelmente complicações de algum tipo - ele sumiu do clube durante algumas vezes na temporada - mas ele está a caminho da África do Sul.
Ps.: Testei a popularidade do Flamengo durante a semana passada e início desta com colegas de trabalho poloneses e irlandeses. Todos exceto um já tinham ouvido falar do time. "Ah, o Flamenco", disse um polonês. Ao único que nunca tinha ouvido falar do rubro-negro eu perguntei:
– Lembra do Zico?
– Sim, lembro.
– Pois é, ele era jogador do Flamengo.


Nenhum comentário: